Um dos maiores condensadores de vendas sem dúvida é o apelo emocional!
Quando se eleva uma experiência de consumo há algo que atinja memórias, sensações, lembranças, o processo de fidelização se torna muito mais prático, por agregar o que está ofertado no âmago do consumidor.
Você já ouviu falar dos monstrinhos de bolso, Pokémon certo?
Uma das principais características da franquia, que está muito associada ao seu sucesso estrondoso em terras nipônicas desde seu lançamento existe justamente por usar a memória emocional em sua primeira experiência com a franquia.
O personagem do jogo/desenho, é posto à prova de escolha de seu primeiro monstrinho logo quando é inserido em seu universo, e os três iniciais, como são chamados são:
Bulbasaur, tipo planta, muito parecido com um sapo/rã touro;
Charmander, uma salamandra de fogo;
Squirtle, uma tartaruga de água;
E você sabe o porquê deles serem os escolhidos para iniciar uma jornada com o consumidor?
No Japão, terra do seu criador Satoshi Tajiri; as crianças tinham o costume de “capturar” insetos e pequenos animais para tê-los de estimação.
E justamente, os mais comuns eram além de insetos; salamandras, rãs e pequenas tartarugas!
Entendeu? Ao atingir uma memória afetiva, toda e qualquer objeção para a compra ou fidelização de uma marca pode ser rompida facilmente.
A franquia #Pokémon hoje está avaliada em torno de 90 Bilhões de dólares, e em 2019 foi considerada a franquia mais lucrativa do globo terrestre.
E essa técnica? Temos que pegar!